Pular para o conteúdo

Reunião de Pastoras e Pastores – 06/02/2018

    “Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás… e, chegando-se Davi com o povo, os saudou em paz.” – 1 Samuel 30.8 e 21b

    Na primeira reunião de pastoras e aos pastores de 2018, na Catedral Metodista de São Paulo, o Bispo José Carlos Peres nos trouxe a reflexão do texto de 1 Samuel, capítulo 30.

    Ele observa que Davi tomou forças para enfrentar os dias maus e aflições da vida. Do mesmo modo enfrentamos adversidades que nos roubam a paz, a alegria e esperança em nosso dia a dia.

    Coisas ruins, adversidades, aflições e dias maus também acontecem com o corpo pastoral, pois somos humanos e falhos. Mas, assim como Davi, um rei guerreiro e batalhador, devemos prosseguir na missão e avançar para conquistar.

    Em situações de dificuldades, comparando com o ministério na igreja local, damos a vida para esse chamado ministerial, mesmo com desavenças, barreiras e dificuldade, ainda assim precisamos ter muita paz e força para servir a Deus, e isso é virtude que vem do Espírito Santo.

    Davi e seus homens retornaram da batalha e ao chegarem em Ziclague constataram que…

    …”E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas… E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.” – 1 Samuel 30.3-6

    Vemos aqui que o choro e lamento não são pecados, o choro nos dá forças para vencermos e prosseguirmos, então Chore! Porém vale ressaltar que pela manhã vem a alegria e o alento do Senhor!

    Reanimando-se, Davi lembrou de seu chamado e fortaleceu sua alma em Deus e, recobrando suas forças, Davi consulta a Deus pedindo orientações para a vitória. Buscou orientação de Deus!

    “Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.” – 1 Samuel 30.8

    E seguindo Suas orientações Davi segue sua missão e vence!

    “Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.” – 1 Samuel 30.18 e 19

    Quando vem a vitória a bonança de Deus vem junto!

    “Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi.” – 1 Samuel 30.20

    Davi monstra o senso de gratidão e senso de justiça, repartindo para todos os seus homens de igual modo as bênçãos que Deus os proporcionaram.

    “Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão… E, chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós uma bênção do despojo dos inimigos do Senhor… e a todos os lugares em que andara Davi, ele e os seus homens.” – 1 Samuel 30.24b, 26 e 31b.

    O relacionamento com Deus é o fruto da busca pessoal de cada um. Cada um teve sua própria experiência. Assim, compartilhe as vitórias em Cristo! Compartilhe as conquistas em Cristo! Busque! Ore! Compartilhe! E assim, Deus derramará ainda mais bênçãos para sua vida.

    Busque!

    Ore!

    Compartilhe!

    Essa foi a palavra de desafios da caminhada e de busca por orientações de Deus que o Bispo Peres trouxe para os cerca de 90 pastoras e pastores que participaram do encontro.

    A presença de Deus era perceptível no local, com momentos de comunhão, louvor, adoração e reflexão, fluindo assim a presença do Espírito Santo entre os nossos corpo pastoral.

    A reflexão terminou com um momento de orações e com o compartilhar das vitórias no ministério entre o corpo pastoral.

    Fique na paz de Deus e não se esqueça:

    Busque!

    Ore!

    Compartilhe!

    Comunicação Regional

    por Vinícius T. Carvalho

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *