Pular para o conteúdo
aa-afro

O logo simboliza a cruz de Cristo formada pelas cores das bandeiras africana e brasileira, com os respectivos mapas um inserido sobre o outro como forma de representação de uma cultura integrada entre os povos, no centro da cruz as cores das letras com o nome do Ministério também são representativas da cultura afro, a cruz e a chama acompanha ao lado direito para identificar que o ministério é da Igreja Metodista em situações que este seja utilizado para trabalhos externos ou em parcerias institucionais.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12:2(NVI)

SIGA AS REDES SOCIAS

  • Promover a missão integral, reconhecendo a igreja local como principal agente do combate a quaisquer tipos de discriminação racial, seja contra seus membros ou na localidade onde está inserida.
  • Levantar a discussão, estimular e contribuir para a reflexão sobre o tema do racismo e sua realidade no contexto brasileiro;
  • Promover ações afirmativas para a superação do preconceito e do racismo no contexto das igrejas locais e na sociedade que esta esteja inserida, despertando a consciência crítica dos membros a fim de consolidar a unidade do Corpo de Cristo na perspectiva de testemunhar os sinais da Graça.
  • Apontar possibilidades de melhorias na qualidade de vida da população Afrodescendente, seja  no âmbito individual ou comunitário, buscando sempre direciona-la para melhor compreensão e utilização de políticas publicas oferecidas pelos governo Estadual, Federal e Municipal.
  • Apoiar a Igreja Metodista local, na sua atuação no combate ao racismo em todas as suas formas.
  • Promover ações culturais e produção de materiais para valorização e divulgação da cultura e da pessoa Afrodescendente.

O Ministério foi criado em 5 de agosto de 2005 com a missão de atuar na construção de uma relação étnico/racial justa, com ênfase na população afrodescendente, não buscando separação, mas inclusão e diálogo com as diferentes instâncias da Igreja Metodista e sua membresia.

O objetivo inicial do Ministério era disponibilizar e capacitar líderes para trabalhar com a temática da inclusão e diversidade com a formação de ministérios locais de Ações Afirmativas Afrodescendentes. 
Ações Afirmativas Afrodescendentes, são ações que objetivam o incentivo, o respeito e a inclusão da população Afro-brasileira de forma mais igualitária, haja vista os números discrepantes que assolam esta população.

John Wesley, fundador do metodismo, se colocava contra a escravidão e a Igreja Metodista é uma das pioneiras no desafio da inclusão no Brasil. Os documentos sociais enfatizam a necessidade de ações afirmativas, por exemplo:, “é injusto aumentar a riqueza dos ricos e o poder dos fortes confirmando a miséria dos pobres e oprimidos. Os programas para aumentar a renda nacional precisam criar distribuição equitativa de recursos, combater a discriminações, injustiças econômicas e libertar o ser humano da pobreza” (Credo Social da Igreja Metodista); 

“Há necessidade de apoiar todas as iniciativas que preservam e valorizam a vida humana […] a missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se na comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus. À luz do conhecimento da Palavra de Deus, em confronto com a realidade, discernindo os sinais do tempo presente, a Igreja trabalha, assumindo os dramas e esperanças do nosso povo” (Plano para a Vida e Missão da Igreja).

A Igreja Metodista reconheceu com a criação deste importante Ministério Regional, que precisamos avançar na nossa proposta evangelística dentro dos desafios de uma comunidade que inclui, especialmente, por conta do elevado índice de negros e negras que vivem à margem da sociedade.

Por isso o Ministério AA-Afro se propõe a ser um espaço de valorização da cultura à luz dos valores do Reino de Deus e também um espaço educativo, a fim de que a Igreja, como sinal do amor de Deus, seja exemplo de inclusão, de Paz, de justiça social, de solidariedade e principalmente de combate ao racismo e discriminação em todas as suas formas à população Afrodescendente. 

Por fim, nas palavras do metodista Nélson Rolihlahla Mandela (1918-2013): “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar”.

Coordenação

Paulo Roberto Lopes de Almeida Junior
Coordenador do Ministério Regional AA-Afro

Tem um coração grato a Deus pela bênção da família, da Igreja Metodista e do Ministério AA-Afro, pois entende que tudo foi conquistado pela bondade, misericórdia e graça de Deus.

Membro da Igreja Metodista em Itaberaba, Congregação Metodista em Santana de Parnaíba (Distrito Oeste), Advogado, formado em Direito pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, graduando em Pedagogia pela UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Barueri.

Notícias do Ministério AA-AFRO

Design sem nome

O dia 20 passou, e agora?

O DIA 20 PASSOU, E AGORA?   Como diz a canção, “É hora de transformar o que não dá mais”. Esse nó que aperta a garganta traz à memória da…
Imagem do WhatsApp de 2023-11-01 à(s) 22.42.46_d7ea2d16

Somos Um

Os temas da Reparação Racial, Direitos Humanos, Equidade e Igualdade nos convoca a pensar sobre os desafios para o ajuste de contas com o passado e com as políticas afirmativas…
Feridos Pela Misericordia

Feridos Pela Misericorda

Todos os anos, a Igreja Metodista brasileira desenvolve suas campanhas nacionais e regionais sob o tema aprovado no Plano Nacional Missionário, e o tema para 2024 é Discípulas e discípulos…
Design sem nome

O dia 20 passou, e agora?

O DIA 20 PASSOU, E AGORA?   Como diz a canção, “É hora de transformar o que não dá mais”. Esse nó que aperta a garganta traz à memória da…
Imagem do WhatsApp de 2023-11-01 à(s) 22.42.46_d7ea2d16

Somos Um

Os temas da Reparação Racial, Direitos Humanos, Equidade e Igualdade nos convoca a pensar sobre os desafios para o ajuste de contas com o passado e com as políticas afirmativas…