Pular para o conteúdo

Curso sobre Transtorno do Espectro Autista e Estratégias de Inclusão na Igreja!

    Aprenda sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como incluir pessoas autistas na vida da igreja. Ministrado por Rodrigo Vieira de Freitas, especialista em psicologia clínica e autista com altas habilidades.

    🗓️ Duração: 4 meses, aos sábados (online) das 08h30 às 14h30
    📅 Início: 23 de março

     

    🔗 Inscrições https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJaLPNQrhgdg-zsy4vTSfF5-bCFoaxpBQm1Gxx83PmzSN-wg/viewform

     

    Mais sobre o curso:

     

    Transtorno do Espectro Autista e estratégias de inclusão na igreja.

    Módulo I. Introdução ao Transtorno do Espectro Autista

    1. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    2. TEA e desenvolvimento infantil
    3. TEA, comorbidades e níveis de suporte

     

    Módulo II. Possibilidades de Ensino de habilidades com aplicação ao TEA

    1. Aprendizagem comportamental: comportamento e reforçamento em ABA
    2. Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo
    3. Inventário portage operacionalizado
    4. Habilidades para a vida / competências psicossociais

     

    Módulo III. Aspectos práticos de acolhimento e ensino para autistas na igreja

    1. Formação de vínculo, afetividade e manutenção da motivação
    2. Conhecendo as preferências e especificidades através da Escuta parental
    3. Elaboração/adaptação de recursos pedagógicos e uso de tecnologias.

     

    Módulo IV. Inclusão na Igreja

    1. Capacitismo e termos adequados/inadequados
    2. Acolhendo famílias no espectro autista
    3. Ambientes/espaços inclusivos
    4. Motivando e oportunizando a participação da pessoa com autismo nas atividades ministeriais e ações da igreja.

     

    Rodrigo Vieira de Freitas

    Psicólogo – CRP 06/148467

    Especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui pós-graduações em psicopatologia e psicodiagnóstico Infantil; análise do comportamento aplicada ao autismo;  terapia cognitivo comportamental e em musicoterapia. Bacharel em psicologia, licenciado em pedagogia e bacharel em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo.

    Autista, com diagnóstico nível 1, com altas habilidades e superdotação. Tem dedicado anos de sua atuação profissional em atendimentos clínicos com crianças e adolescentes com autismo no aprimoramento de competências psicossociais, no atendimento de famílias no espectro e na orientação parental.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *