Sabemos que a unidade é fonte de auxílio na adversidade. Ela torna tudo mais fácil porque descobrimos que não estamos sozinhas. Esse tema era especial para o apóstolo Paulo. Ele comparou a Igreja ao corpo de Cristo simbolizando um todo unificado com muitas peças diferentes e dependentes umas das outras.
Para esta reflexão escolhi o texto de Romanos 15.5-7. Peço licença para lê-lo na tradução da Linguagem de Hoje:
“Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus! E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês” (Romanos 15.5-7 – NTLH).
Paulo começa pedindo que Deus ajude o povo a viver unido: viver bem uns com os outros. A tradução, revista e atualizada, fala de ter o mesmo sentir. Paulo pede a ajuda de Deus porque viver em unidade não é algo fácil. Viver em unidade implica em aceitação. A opinião da outra pessoa passa a ser a minha opinião: viver como se fosse uma só pessoa. Paulo olha para frente e coloca a união como um ideal para a vida da pessoa cristã: hoje, amanhã e sempre.
Quando aceitamos uns aos outros estamos glorificando a Deus porque os cristãos devem ser conhecidos pelos gestos e expressões de amor. A base para o nosso amor é o amor que recebemos de Deus – que nos amou como somos, pecadores, com nossas falhas e erros.
Ao pensar em nossa própria imperfeição é possível aceitar nossos irmãos e irmãs, pessoas pecadoras e falhas como nós. Não é tarefa fácil, por isso Paulo diz: “que Deus ajude vocês”.
Que Deus nos ajude a viver em unidade para suportar as adversidades.
Deus nos abençoe!
Amélia Tavares Correia Neves
Pastora na Igreja Metodista em São Bernardo do Campo.
Redatora da revista Voz Missionária.
Pastora Assessora da Federação Metodista de Mulheres da Igreja Metodista na 3a RE.
(texto usado em um momento devocional, via whatsaap, junto à Mesa Diretiva
da Federação de Mulheres da 3ª RE)