O livro regional
Resenha: O que é? E para que serve?
Em 15 de fevereiro de 2020, foi realizada nossa primeira Conferência do discipulado regional I.D.E. por iniciativa do GT do discipulado juntamente com nosso bispo José Carlos Peres. Na ocasião, não só lançamos um livro, cartilha ou documento regional, mas também uma ferramenta regional que visa a unificar nossa linguagem, modelo e cultura do discipulado em nossa região chamada I.D.E. :
I ↔ Integrar.
D ↔ Desenvolver.
E ↔ Expandir.
A ferramenta I.D.E. é um trilho de unificação para que nossas igrejas continuem no seu avanço missionário por meio do discipulado.
Não queremos que as igrejas onde as coisas estejam funcionando parem com seus métodos e modelos (desde que não venham a ferir nossa doutrina e eclesiologia), pois consideramos estes métodos e modelos como vagões que conduzem as pessoas para um destino.
No entanto vagões descarrilhados podem parar com o tempo e perderem o controle.
O trilho além de ser uma proposta de alinhamento entre trilho e vagões também pode auxiliar as igrejas que não possuem nenhum modelo e metodologia de expansão missionária juntando o útil ao agradável. Desde a Conferência resolvemos colocar no papel tanto a explicação como o desenho de como funciona o trilho e para que serve, reforçando a importância deste material e ferramenta.
Já é notório que o trilho é assunto do Plano Nacional Missionário e que diversas Regiões Eclesiásticas já adotaram seus trilhos específicos.
Nosso trilho regional não surgiu do nada, nem seu direcionamento: ele tem sua configuração inspirada e pautada em nossos documentos e na biografia do livro “Igreja Simples”, de Thom S. Rainer & Eric Geiger. E para que cada membro clero e leigo conheça mais sobre o trilho I.D.E se faz necessário adquirir o livro regional: “Discipulado nosso estilo de vida”. Se for possível, é importante assistir a Conferência que ficou salva no canal regional do YouTube como ponto de partida.
O livro Discipulado nosso estilo de vida é o resultado de mãos, de corações que se uniram em cooperação durante estes últimos anos para que por intermédio dele sua vida e seu ministério possam ser ajudados, animando-o/animando-a a prosseguir, progredir e prosperar em meio aos desafios à nossa volta.
Neste material não resolvemos apenas inserir algo novo, mas reforçar nossa eclesiologia, nossa visão e nossa missão com o discipulado como verdadeiros discípulos de Cristo, para este tempo:
-
No primeiro capítulo, você terá a orientação regional do discipulado que muitos não tiveram acesso no ano de 2014, elaborada pelo bispo José Carlos Peres juntamente com o Grupo de Trabalho do discipulado daquele período.
-
No segundo capítulo, temos um importante assunto, onde é trabalhado sobre as barreiras, a transição e a implantação da transição de atuação e cultura do trilho I.D.E. dentro da perspectiva do discipulado wesleyano.
-
No terceiro capítulo, o que é o trilho I.D.E.? Temos em detalhes uma ferramenta com a qual podemos trabalhar dentro de nossa eclesiologia e teologia aplicando os diversos métodos de evangelização e de discipulado que cada igreja preferir, unificando nossa linguagem e mentalidade dentro de nossa missão como metodistas por meio do discipulado independente de nossa realidade vivencial e também reflexões sobre como romper com o ciclo vicioso destrutivo.
-
Nos últimos dois capítulos seguem dois anexos: o primeiro é a reimpressão do livro trabalhando com os pequenos grupos – que estava esgotado –, feito pelo reverendo João Batista Nunes. E, por fim, alguns testemunhos de pastores e comunidades que têm vivido o discipulado como um estilo de vida e têm colhido os frutos dessa experiência wesleyana em nossa Região.
Nossa Região recomenda o investimento deste material para todos/as os/as pastores/as, líderes que já trabalham há muito tempo com discipulado, e aos que trabalham há pouco tempo, como uma ferramenta que ajudará em todo o processo de frutificação no discipulado nas igrejas locais.
Que seja uma leitura edificante, inspiradora e aperfeiçoadora e sua aplicação seja totalmente prática!
Israel A. Rocha